Rali Forum

Forum para conversar sobre Ralis

Promoção/Divulgação/Marketing de Ralis e Equipas

Compartilhe
absnig
Escola de Conduçao

Promoção/Divulgação/Marketing de Ralis e Equipas

Mensagem por absnig em Seg Ago 17, 2015 6:12 pm

Abro este tópico para dar sequênciaao debate inicio do tópico do Rali de Mortágua, sobre promoção e divulgação dos ralis em Portgual

Tal como já referi nesse tópico e tenho vindo a defender na minha página de facebook faz muito tempo, está tudo por fazer ao nivel de comunicação, divulgação e promoção de equipas e ralis em Portugal.

As organizações não sabem, não querem , não acham importante ou não tem memso dinheiro para investir numa promoção e divulgação a sério. As equipas refugiam-se em press-releases mais ou menos todos iguais.

Eu sei que estas coisas custam dinheiro e dinheiro não abunda, mas muito mais s epodia fazer não digo gastando menos mas gatando muito pouco mais.
flatout
Escola de Conduçao

Re: Promoção/Divulgação/Marketing de Ralis e Equipas

Mensagem por flatout em Seg Ago 17, 2015 6:16 pm

Isso é tudo muito lindo, mas vá lá dizer a uma equipa que tem que gastar 500€/ano em promoção e divulgação e eles mandam-o a si correr. Não ha dinheiro para correr quanto mais para marketing. Isso é lirismo no atual panorama do desporto motorizado nacional.
absnig
Escola de Conduçao

Mensagem por absnig em Seg Ago 17, 2015 6:24 pm

será assim tanto lirismo, será que um potencial patrocinador se contenta com o logotipo pintado no carro e com o nome num press-release, que muitas vezes é omitido pelo OCS que o publica. Será que ter uma politica de comunicação estruturada que defina bem o que deve ser posto, onde deve ser posto e quando deve ser posto, não trará mais vantagens a medio/longo prazo que as politicas actuais.

Se calhar o que acontece é que a maioria dos projectos de ralis em Portugal são auto sustentados não são projectos feitos a pensar em angariar fundos. Cada um auto financia-se e assim vai fazendo umas corridas à vista, sem qualquer plano de sustentação futura. Veja-se as dificuldades que os pilotos nacionais tem para reunir budgets para correr lá fora. Se calhar se tivessem uma polictica estruturada de promoção/comunicação ao longo dos anos seria mais facil encontrarem parceiros.

Mas isto é só a minha opinião e vale zero....
Finlandia
Escola de Conduçao

Mensagem por Finlandia em Seg Ago 17, 2015 6:34 pm

Esta não é a minha àrea mas quero deixar a minha opinão. Julgo que hoje em dia se sobre valoriza as redes sociais e o impacto mediático de um facebook, um twitter ou um instagram. Não haja dúvidas que são plataformas importantes, mas são plataformas importantes para a informação imediata, para a informação "live". A informação institucional nunca deveria ser libertada via facebook por exemplo. Esta informação deveria estar reservada primeiramente a orgãos de comunicação social e estar disponivel num local próprio da equipa num local onde os adeptos fossem para saber um pouco mais, e ao irem lá "terem" que gramar com os patrocinadores. É importante perceber que tem que se fazer o " "pobo" comer pela boca" e ao colocar algum tipo de informação na facebook esta-se a retirar visibilidade aos patrocinadores.

Agora que tudo isto tem custos, eu sei bem que tem , mas se forem vistos como investimento ao invès de se olhar para coisas apenas como mais um custo, se calhar a coisa muda de figura.

O colega flatout diz que é lirismo, e eu até entendo o seu ponto de vista, o pouco dinheiro que há é para correr mas há equipas e equipas e não se pode exigir a uma equipa do regional que funcione como uma do nacional, estas últimas é que tem obrigação de establecer os padrões e não o fazem.
flatout
Escola de Conduçao

Mensagem por flatout em Seg Ago 17, 2015 6:51 pm

eu estou-me pouco marimbando para press-releases ou sites ou o que quer que seja, quero é ver carros na estrada e sim em 90% das vezes não faço ideia do que vai escrito nas portas. Quero é ve-los a andar depressa.
Finlandia
Escola de Conduçao

Mensagem por Finlandia em Ter Ago 18, 2015 9:01 am

Pois se todos pensarem como tu ninguem corre. Os patrocinadores são uma parte importantissima de qualquer desporto e não podem ser menosprezados, sem eles não corridas.
bestrally
Escola de Conduçao

Mensagem por bestrally em Ter Ago 18, 2015 12:12 pm

Nao conheço nenhum desporto motorizado onde os patrocinios não sejam uma das partes mais importantes. São eles que viavilizam projectos e nos permitem ver carros a passar.

Portanto não possivel não ver esta varivael. Em Portugal às vezes dá ideia que as equipas acham que tem ser patrocinadas só porque sim e não tem que dar nada em troca. Posso estar enganado mas é a sensação que tenho.

Nos dias que correm é tão simples ser inovador e diferente. Basta apostar um pouco mais no design e pensar um pouco fora da caixa.
flatout
Escola de Conduçao

Mensagem por flatout em Ter Ago 18, 2015 4:21 pm

certo ok.. ambos tem razao, simplesmente acho que se dá importancia mais a isso da divulgação e promoção quando se devia pensar muito mais em estruturar o desporto.
Finlandia
Escola de Conduçao

Mensagem por Finlandia em Qua Ago 19, 2015 9:00 am

flatout escreveu:certo ok.. ambos tem razao, simplesmente acho que se dá importancia mais a isso da divulgação e promoção quando se devia pensar muito mais em estruturar o desporto.

Eu podia dizer que isso da estruturação é outra conversa, mas na realidade não é, a base é exactamente a mesma e uma coisa implica directamente a outra. Ter um promotor global permitira ter uma estrutura mais coerente de provas. Bem mas isso nem ao nivel da FIA existe....
absnig
Escola de Conduçao

Mensagem por absnig em Qua Ago 19, 2015 3:07 pm

4 Pontos chave:

Imagem de equipa coerente
Redes Sociais
Press Releases
Web (site)
Finlandia
Escola de Conduçao

Mensagem por Finlandia em Qui Ago 20, 2015 11:29 am

absnig escreveu:4 Pontos chave:

Imagem de equipa coerente
Redes Sociais
Press Releases
Web (site)

Nem mais. Vou deixar aqui um site de alguem muito conhecido no mundo dos ralis (internacionalmente) e que faz precisamente esse tipo de trabalho... http://www.site.pablomachi.com/
flatout
Escola de Conduçao

Mensagem por flatout em Qui Ago 20, 2015 11:37 am

Finlandia escreveu:
Vou deixar aqui um site de alguem muito conhecido no mundo dos ralis (internacionalmente) e que faz precisamente esse tipo de trabalho... http://www.site.pablomachi.com/

Mas vocês tem ideia do quanto custa uma coisas dessas, já viram bem os clientes deste sr? .. Isto deve se rmais caro que o orçamento de muitos pilotos em Portugal. è pena não haver cá registado, penso eu que não há, nenhum piloto, seria interessante ver o que ele diz sobre isto...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Dez 17, 2017 4:01 am